Lula visitará a China em maio para novo encontro com Xi Jinping

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a China novamente em maio para um novo encontro com o presidente Xi Jinping. A viagem ocorrerá durante a Cúpula China-CELAC, que reúne a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CLAC). As datas — 12 e 13 de maio — foram acertadas durante a 9ª Cúpula da CELAC, realizada em Honduras e da qual Lula participou.

A viagem foi confirmada pelo Palácio do Planalto e deve ocorrer após a visita do presidente à Rússia.

A convite do presidente Vladimir Putin, Lula participará das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento — o feriado nacional mais importante da Rússia — acontece em 9 de maio e inclui um grande desfile cívico-militar em Moscou.

Comércio internacional
O encontro entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio à escalada da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo. A imposição de tarifas recíprocas, iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, levou a repetidas turbulências no mercado de ações e aumentou as preocupações com uma potencial recessão global.

A viagem de Lula à China marcará sua segunda visita oficial durante seu terceiro mandato. Sua primeira visita ocorreu em abril de 2023, seguida por uma visita de Estado recíproca de Xi Jinping em novembro do mesmo ano, após a Cúpula do G20 no Brasil. Os dois líderes também se encontrarão novamente em 2023 na Cúpula do BRICS na África do Sul.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *