A primeira escalação da seleção brasileira do ano para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 trouxe algumas novidades. A lista de 23 convocados pelo técnico Dorival Júnior inclui o atacante Neymar (do Santos), o lateral-direito Wesley (Flamengo) e o volante Joelinton (Newcastle).
Faltando seis jogos para o fim do jogo, o Brasil buscará consolidar sua posição nas próximas duas partidas. Na quinta colocação da tabela, os amarelos enfrentam a Colômbia (4º) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 20 de março. Cinco dias depois, visitam a campeã mundial Argentina, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Convocado por Dorival Júnior pela primeira vez, Neymar está fora da seleção desde outubro de 2023, quando sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo na derrota por 2 a 0 para o Uruguai. O maior artilheiro da história do Brasil passou por cirurgia e ficou um ano fora dos gramados para se recuperar. Neymar retornou ao Santos no começo deste ano, após quase dois anos no Al-Hilal (Arábia Saudita), e vem se destacando em campo nos jogos do Campeonato Paulista.
Na entrevista coletiva após a convocação, Dorival Júnior foi cauteloso quanto à presença de Neymar em campo durante toda a partida.
“Ele já atuou 90 minutos em duas partidas pelo Santos. Em algumas delas, foi poupado nos momentos finais. Vai depender muito da sequência que ele tiver agora, de como ele vai se apresentar aqui. Vamos ver como ele vai se sair”, disse o treinador.
Os próximos jogos da seleção, nas 13ª e 14ª rodadas, serão decisivos para garantir vaga na Copa do Mundo de 2026, que será sediada por Estados Unidos, Canadá e México. Apenas os seis primeiros colocados ao final da fase classificatória terão vaga garantida. O sétimo colocado terá que jogar um play-off.
A escalação
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City).
Zagueiros: Danilo (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Guilherme Arana (Atlético-MG), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Murillo (Nottingham Forest), Vanderson (Monaco) e Wesley (Flamengo).
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Neymar (Santos).
Atacantes: Estevão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).








Leave a Reply