O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada federal e líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para assumir sua Secretaria de Relações Institucionais, o departamento responsável pela estratégia política do governo. Ela deve tomar posse no dia 10 de março.
Hoffmann e o presidente se encontraram na manhã de sexta-feira (28 de fevereiro) e sua nomeação foi confirmada em um comunicado oficial. Ela substituirá Alexandre Padilha, que foi recentemente nomeado ministro da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
Carreira
Hoffmann é formada em direito e especialista em gestão de organizações públicas e administração financeira. Ela começou sua carreira política no movimento estudantil, ingressou no PT em 1989 e atuou como secretária de governo do estado de Mato Grosso do Sul e secretária de gestão pública em Londrina, estado do Paraná.
Em 2002, durante o primeiro mandato do presidente Lula, Hoffmann foi nomeada diretora financeira da Itaipu Binacional. De 2008 a 2009, presidiu a Casa Civil do PT no Paraná e foi eleita senadora pelo estado em 2010. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff, também petista, a convidou para assumir a função de ministra-chefe da Casa Civil, cargo que ocupou até fevereiro de 2014, quando retornou à sua cadeira no Senado.
Em 2017, Hoffmann foi eleita presidente nacional do PT e em 2018 ingressou na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Em 2022, foi reeleita deputada federal.






Leave a Reply